06/10/2009

Brinquedo padagógicos, aposte neles!

A fase da pré-escola é muito importante para a formação das crianças, pois é no período de zero a seis anos de vida que elas mais adquirem informações. Entre milhares de opções de brinquedos nas prateleiras das lojas há uma categoria muitas vezes desprezada por alguns pais: os brinquedos educativos.
“Se você tiver o lúdico acompanhado da parte pedagógica, fortalece o aprendizado da criança”, declara Tânia Vidal, diretora do Colégio Clip.
Como os alunos aprendem mais nos momentos de distração, é importante valorizar os materiais que eles utilizam nessas horas. “Assim, não fica a brincadeira pela brincadeira. Tem um objetivo, algum atrativo a mais”, explica a diretora.
De acordo com a pedagoga Sandra Daidone, por meio das brincadeiras as crianças fazem associações que ajudam no aprendizado. Além disso, os educadores conseguem traçar as características de cada aluno. “É assim que captamos as dificuldades e problemas das crianças”, diz a especialista.

Nestes casos, os brinquedos educativos não só distraem como também auxiliam no desenvolvimento. “Essas coisas de pegar e montar estimulam o raciocínio lógico”, afirma Sandra.
A diretora Tânia Vidal concorda com a pedagoga. “Os brinquedos lúdicos estimulam a parte cognitiva (da inteligência)”, afirma. Entre os auxiliares neste aprendizado estão fantoches, fantasias, brinquedos de montar e blocos lógicos.
“Com as fantasias e fantoches, as crianças soltam a imaginação, colocam tudo o que pensam para fora. Elas vivenciam uma história e entendem bem melhor”, garante Sandra Daidone. Já os blocos lógicos, segundo a pedagoga, são indispensáveis na época da alfabetização. “Eles têm letras e estão divididos em pedacinhos. Com os blocos, a criança começa a entender soma e subtração. Os brinquedos de colocar e tirar ajudam os alunos a enxergar os resultados das contas”, completa.
Esqueça um pouco os brinquedos da moda e pesquise outros mais interessantes para seus filhos. Tente estimular o interesse por esse tipo de brincadeira. Vale a pena!

Fonte : Vila mulher

de olho no dia das crianças...


De olho no Dia das crianças, mamães e papais já deram início à caça aos brinquedos.

Para quem pensa que a tarefa é fácil, cuidado para não errar no presente. Levar em conta o gosto, o interesse, a habilidade e limitação da criança são requisitos fundamentais para não desperdiçar tempo e dinheiro.
Começar a pesquisar com antecedência os preços, variedade e qualidade dos brinquedos é uma boa dica nesta época. Na hora de escolher, é importante saber que o brinquedo é um instrumento para a descoberta do universo que cerca toda criança, ajudando a desenvolver sua criatividade e capacidade de percepção. Segundo a cartilha do Procon, órgão de defesa do consumidor de São Paulo, para cada fase é preciso e possível buscar os presentes mais adequados. Veja os mais indicados até os 5 anos.


Até 9 meses - é a fase em que as crianças vão, pouco a pouco, descobrindo a cor, o som e a forma das coisas. Os brinquedos devem ser leves, resistentes, sem quinas ou pontas, antialérgicos, ter sons agradáveis e não soltar tinta.
Dos 9 aos 12 meses - as crianças que engatinham gostam de pegar tudo que vêem. Aproveite essa fase para que elas conheçam diferentes materiais, oferecendo objetos de tecido, borracha, plástico, madeira.
1 ano - as habilidades manuais e corporais devem ser desenvolvidas. Pode-se dar às crianças brinquedos de encaixe, abre-fecha, de empurrar ou que estimulem a coordenação motora das mãos: pegar, apertar, arremessar.
2 anos - aproveite as habilidades manuais já desenvolvidas e a curiosidade própria dessa fase para oferecer brinquedos que possibilitem múltiplas combinações (jogos com peças de montar).
De 3 a 5 anos - é a época do "faz-de-conta". Opte por brinquedos que estimulem a fantasia e a criatividade das crianças, como bonecos, fantoches, livros de história, tudo que permita a dramatização do que vêem no dia a dia.

Que brinquedo comprar neste dia das crianças...



Encontrar o presente ideal para o Dia das Crianças depende de muita pesquisa. Para não jogar fora tempo e dinheiro, é importante levar em conta o gosto, o interesse, a habilidade e a limitação dos pequenos.

Dando seqüência às dicas de brinquedos para cada idade, acompanhe como devem ser, segundo a cartilha do Procon (órgão de defesa do consumidor de São Paulo), os brinquedos mais indicados para cada fase.
De 5 a 7 anos - as brincadeiras em grupo passam a ganhar importância. Brinquedos que integrem as crianças ao ar livre e que estimulem a competição são indicados nesse período.
De 7 a 9 anos - os jogos de raciocínio e memória adaptam-se às crianças que dominam sua capacidade motora e inventam regras. São os jogos de visualização, os quebra-cabeças, os jogos de regras simples.
De 9 a 12 anos - nessa fase as crianças já têm "vontades": querem atividades com regras mais complexas. Procure saber ou se informar sobre a preferência ou tendência da criança, antes de comprar, por exemplo, um violãozinho quando ela adoraria um jogo eletrônico.


Fonte:Vila Filhos/Adriana Cocco (http://vilamulher.terra.com.br/)

Buscar

 
Templates Novo Blogger