05/03/2009

Alfabetizar ou não?


Maria Ângela Barbato discorta das instituições que preveêm a alfabetização já na Educação Infantil. "Isto não é obrigatório nem sob o ponto de vista legal. O profissional que atua nesta faixa etária deve focar no desenvolvimento de habilidades que preparem os alunos para este processo, que deverá ocorrer nos anos seguintes", alerta. A, seguir, ela dá algumas dicas:


  • Proponha tarefas que desenvolvam a coordenação motora.

  • Incentive as diversas formas de expressão;

  • Estimule a criatividade com atividades livres e aguce a descoberta do novo;

  • Desperte a socialização, a expressão corporal e o acolhimento;

  • Fique atenta aos assuntos da atualidade. Notícias que mobilizem a cidade, o país ou o mundo podem despertar o interesse dos educandos. "O planejamento deve ser flexível. Se houver algo que os interesse, deve ser incluído no planejamento", finaliza Maria Ângela

Planejamento escolar


Apesar de o planejamento ser visto por muitos professores como mais uma exigência das instituições, ele é seu braço direito e garante um resultado positivo em termos de rendimento. O planejamento deve refletir a postura do profissional em sala. Se ele for elaborado apenas para cumprir normas e não olhar para o aluno, torna-se maçante e não funciona. Um planejamento baseado em um posicionamento contrutivista não se baseia apenas em objetivos de ensino e itens previamente definidos para traçar os planos de aula. O planejamento é passível de alterações à medida que as necessidades das crianças aparecem, elas contribuem ativamente para o processo porque trazem para as aulas suas dificuldades e repertório de vida. Ao contrário do pensamento construtivista o ensino tradicional não se preocupa com o que a criança pensa ou gostaria de saber.

Deve-se smpre ouvir o que a criança tem a dizer e com base nas suas dúvidas, experiências, questionamentos e relatos planejar com a criança e para a criança.

Acabou!!!




Bom pessoal hoje voltei a trabalhar...sabe como é muitos planos e espectativas, organização do que será feito, do que vai mudar essas coisas. Hoje tivemos só expediente interno, reunião, mais já deu pra perceber que teremos muuuuuito trabalho pela frente. Então vamos lá...

Buscar

 
Templates Novo Blogger