06/10/2009

de olho no dia das crianças...


De olho no Dia das crianças, mamães e papais já deram início à caça aos brinquedos.

Para quem pensa que a tarefa é fácil, cuidado para não errar no presente. Levar em conta o gosto, o interesse, a habilidade e limitação da criança são requisitos fundamentais para não desperdiçar tempo e dinheiro.
Começar a pesquisar com antecedência os preços, variedade e qualidade dos brinquedos é uma boa dica nesta época. Na hora de escolher, é importante saber que o brinquedo é um instrumento para a descoberta do universo que cerca toda criança, ajudando a desenvolver sua criatividade e capacidade de percepção. Segundo a cartilha do Procon, órgão de defesa do consumidor de São Paulo, para cada fase é preciso e possível buscar os presentes mais adequados. Veja os mais indicados até os 5 anos.


Até 9 meses - é a fase em que as crianças vão, pouco a pouco, descobrindo a cor, o som e a forma das coisas. Os brinquedos devem ser leves, resistentes, sem quinas ou pontas, antialérgicos, ter sons agradáveis e não soltar tinta.
Dos 9 aos 12 meses - as crianças que engatinham gostam de pegar tudo que vêem. Aproveite essa fase para que elas conheçam diferentes materiais, oferecendo objetos de tecido, borracha, plástico, madeira.
1 ano - as habilidades manuais e corporais devem ser desenvolvidas. Pode-se dar às crianças brinquedos de encaixe, abre-fecha, de empurrar ou que estimulem a coordenação motora das mãos: pegar, apertar, arremessar.
2 anos - aproveite as habilidades manuais já desenvolvidas e a curiosidade própria dessa fase para oferecer brinquedos que possibilitem múltiplas combinações (jogos com peças de montar).
De 3 a 5 anos - é a época do "faz-de-conta". Opte por brinquedos que estimulem a fantasia e a criatividade das crianças, como bonecos, fantoches, livros de história, tudo que permita a dramatização do que vêem no dia a dia.

Nenhum comentário:

Buscar

 
Templates Novo Blogger