09/11/2008

Encontro Regional de Professoras (SMED)


Participamos do Regional da Smed, onde ocorreu o encontro de professoras de 15 escolas. Lá trocamos idéias de atividades, participamos de oficinas, dentre elas as de matemática, música, teatro, culinária, literatura e artesanato.
Dentre as coisas que vimos, tinha:
Tapete de caixa de leite;
Papelagem;
Amarelinha feita de caixas de papelão;
Móbile de cd´s;
Jogo dos prendedores;
Caixa surpresa;
Perssonagens do livro, O Sanduíche da Maricota, feito de E.V.A e velcro;
Jogos de madeira (litral);
Receitas para trabalhar matemática na cozinha e
Rotinas de garrafa pet.



Aqui estamos na oficina de matemática onde vimos como ensinar, de forma lúdica, números e quantidades. Também aprendemos uma receita para trabalharmos matemática na cozinha, preparando danoninho.

Receita de danoninho:
Ingredientes: 1 caixinha de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
1 suco clight de morango

Modo de preparo: Pedir a ajuda das crianças, para que cada um coloqu um pouco de cada ingrediente de colher e ir contando as colheradas em voz alta junto com eles.
Foi muito proveitoso, a troca de experiências é muito legal. Agora no mês de dezembro, teremos um novo encontro. Vou tirar bastante fotos para postar.
Ah, aqui no blog tem o vídeo do encontrão, das meninas que participaram da oficina de música. Vale a pena dar uma olhadinha, mostra um pouco do que é feito por lá.


É Hallowen....Buhhhh!!!


Apesar de não ser tradicional a comemoração do Hallowen em nosso país esta data pode ser aproveitada para trabalharmos a tradição, a cultura de outro país. Por isso resolvi levar para dentro da sala de aula, atividades relacionadas a esta data.
Começei com a Hora do Conto, com o livro "Quem tem medo de bruxa?". Este livro faz parte de uma coleção em que o autor trabalha diversos medos como o de Fantasma, Escuro, Dentista e Trovão.
Trabalhamos também com pintura de desenhos de abóboras, morcegos, bruxas, aranhas e teias.
Para divertir desenhei com tinta guache, aranhas e teias no rosto da criançada (Pena que esqueci de tirar foto!).
E para encerrar fizemos uma festinha de Hallowen em nossa escola. Estou postando algumas fotos...

Aqui estamos eu (no meio) e as minhas colegas, Janaina professora do Jardim B (a direita) e Clari pofessora do Maternal II.










Aqui eu e alguns dos meus alunos, tenho 14 no total.




E este é o meu tesouro mais precioso!!!


"Tudo o que eu sei aprendi no Jardim de infância"

Esses dias em uma reunião na escola em que trabalho assessora da SMED entregou um texto que eu achei muito bom vou postar aqui a parte que achei mais interessante.


Tudo o que eu preciso saber sobre como viver, o que fazer e como ser aprendi no Jardim de infância. A sabedoria não estava no topo da montanha mais alta, no último ano de um curso superior, mas na caixa de areia no pátio da escolinha. Vejam o que aprendi:



  • Dividir tudo com os companheiros

  • Jogar conforme as regras do jogo

  • Não bater em ninguém

  • Guardar as brinquedos onde os encontrava

  • Arrumar a bagunça que fazia

  • Não tocar no que não era meu

  • Pedir desculpas se machucava alguém

  • Lavar as mãos antes de comer

  • Apertar a descarga da privada

  • Que biscoito quente e leite frio fazem a saúde

  • Fazer de tudo um pouco: estudar, pensar e desenhar, pintar e dançar, brincar e trabalhar, de tudo um pouco, todos os dias

  • Tirar uma soneca todas as tardes

  • Ao sair pelo mundo, ter cuidado com o trânsito. Ficar sempre de maõs dadas com o companheiro e de olho na professora.

Pense o quanto o mundo seria melhor se todos fizéssemos um lanche de biscoitos com leite as três da tarde e depois deitássemos, sem a menor preocupação, cada um no seu colchãozinho para uma soneca. Ou se todos os governos adotassem como política a idéia de recolocar as coisas nos lugares onde estavam quando foram retiradas, arrumar a bagunça que tivessem feito.


E é verdade, não importa quantos anos você tenha: ao sair pelo mundo, vá de mãos , e fique sempre de "olho" no companheiro. (P. Fulghum)


Construí as regras da sala com base nos itens citados no texto. Depois de uma longa conversa no momento da rodinha perguntei para as crianças o que elas achavam de termos regras em nossa sala. Todos concordaram e aos poucos fui expondo idéias e escutando os alunos. Ficou bom e hoje com base no cartaz das regras posso cobrar e questionar o que é feito por eles tanto as coisas erradas como as certas.

Contando ninguém acredita...

Ontem mexendo e remexendo em minhas postagens aqui do blog, consegui deletar várias delas. Fiquei tão triste que quase desisti de postá-las novamente, mas como adoro poder dividir com vocês o que sei e aprendo nesta profissão tão interessante e adoro ler os recadinhos e saber que a cada dia o número de visitas em meu blog aumenta ainda mais, decidi por postar tudo de novo. Espero que fique tão bom quanto antes e agrade a todos. Beijos

Buscar

 
Templates Novo Blogger